Desenvolvimento do trabalho

cortesia do The Rolf Institute® of Structural Integration

Nosso corpo é o resultado de vários fatores - a genética, o meio ambiente, a dieta, situações de estresse, lesões, hábitos e atitudes cotidianas. É a expressão dessas variáveis que nos confere a nossa identidade física, ou seja, nos faz ter essa ou aquela postura e padrões de movimentos.

Rolfing® promove mudanças em nossa estrutura corporal. É um processo que visa reeducá-la e não simplesmente “endireitá-la” ou “alinhá-la” de forma rígida. Um dos objetivos desse trabalho, a partir da investigação das causas de nossos desconfortos – como dores crônicas ou tensões – é desenvolver uma nova compreensão desses problemas e nos permitir pôr em prática outros recursos e potenciais do corpo.

Inicialmente, fazemos um histórico do cliente, associado à cuidadosa observação e análise dos padrões de postura e movimento. Observa-se o padrão respiratório; o alinhamento dos segmentos corporais (cabeça, tronco, membros superiores e inferiores) e a relação entre eles; a harmonia e fluidez dos movimentos principalmente na coluna vertebral e cinturas escapular e pélvica; os pontos de imobilidade; torções; encurtamentos; etc. A partir dessa análise, define-se um plano de trabalho que é conduzido numa série de sessões individuais, em média 11, desenvolvidas numa sequência lógica em que cada uma constitui continuação da anterior, e preparação para a seguinte.

Em função da situação de cada pessoa, pode variar a quantidade de sessões e o espaçamento entre elas. Cada uma tem objetivos específicos e compreende intervenções em diferentes áreas corporais, regiões anatômicas e níveis de profundidade determinados. Com toques precisos, aplicamos diferentes graus de pressão, respeitando o ritmo de cada corpo, de modo a proporcionar o estímulo adequado para que a auto-regulação ocorra e, em consequência, tenhamos toda a estrutura física mais tonificada e livre.